sexta-feira, 26 de março de 2010


Ilusões Sobre o Amor

Osho


"Uma das maiores ilusões é que iremos encontrar outra pessoa que vai tornar a nossa vida feliz. Mas raramente estamos cientes de quanto a nossa busca e nosso drama de "amor" são uma enorme fuga de nos mesmos."

Qual e o tópico intimo mais comum que freqüentemente compartilhamos com um amigo durante um café? - Nossas historias de amor. Elas são uma preocupação maior. Não podemos viver sem amor mas encontrá-lo e mantê-lo é muito difícil. Por que o amor que começa com tantas esperanças e promessas aos poucos se torna um pesadelo? Por que o amor parece tão freqüentemente se deteriorar numa amarga luta de poder ou numa fria indiferença? E por que repetimos os mesmos padrões dolorosos muitas e muitas vezes?

Freqüentemente o meu mestre nos lembrava de que não temos idéia do que é o amor. O amor, ele explicou, é um estado de consciência, não algo que sentimos por uma pessoa em particular, mas algo que sentimos por todas as coisas. Ele chega como resultado de uma profunda busca interior e por entrar profundamente em meditação.

O amor é impossível de encontrar e sustentar até que confrontemos e comecemos a trabalhar o nosso medo. Ate então, nossas historias de amor são apenas uma maneira de evitar encarar o medo. Aqui estão três maneiras que descobri que comumente usamos para evitar o medo:

1. Nós prendemos a crença de que iremos encontrar alguém que levara o nosso medo e nossa dor embora principalmente o medo de nossa solidão.

2. Ou nos iludimos em acreditar que somos auto-suficientes - que basicamente podemos conseguir sozinhos.

3. Ou acreditamos que, quando a dor ou o medo surgem, é falha de alguém ou algo fora de nos mesmos.

A menos que estas ilusões sejam expostas e trazidas a consciência, elas continuamente irão sabotar nossos esforços para encontrar amor.

Um comentário: